O Vale da Eletrônica

Com aproximadamente 45.000 habitantes, Santa Rita do Sapucaí é um dos mais importantes clusters do Brasil no segmento eletroeletrônico o que lhe rendeu o nome de “O Vale da Eletrônica”. O APL Eletroeletrônico abrange uma rede de indústrias altamente concentradas, em sua maioria, de pequenas e médias empresas, trabalhando de forma cooperada, com tecnologias de produção flexíveis e capazes de responder rapidamente às mudanças de mercado.

O APL de Santa Rita do Sapucaí é constituído de 02 centros empresariais, 04 incubadoras de empresas e mais de 250 empresas de base tecnológica nas áreas de eletrônica, informática e telecomunicações. Santa Rita está em localização estratégica, perto dos principais mercados consumidores e grandes centros de produção que aliados aos investimentos em Ciência & Tecnologia diferenciam essa pequena cidade.

Todo o desenvolvimento do Polo está ligado ao ensino de Eletrônica, Telecomunicações, Informática e Administração de Empresas, tendo como principais características o empreendedorismo e incentivo à inovação tecnológica. As formações são promovidas por instituições pioneiras, como a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” - ETE, a primeira da América Latina (1959), o Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL (1965), o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI (1971), e o SESI/SENAI - instituição fomentadora de educação e inovação para o setor industrial (2002 – em Santa Rita do Sapucaí).

Para mais informações sobre o Vale da Eletrônica acesse o vídeo institucional em